top of page

Blog

Como lidar com o chocolate na Páscoa?

A Páscoa é uma delícia literalmente! Repleta de significados, simbolismo, compartilhamento e chocolate, ela é uma época do ano bastante reflexiva e bonita.

Mas o que era pra ser algo gostoso, tem sido manchado por sentimentos de culpa, ansiedade e medo em muitas pessoas - e isso tudo por causa do chocolate. Com a maior exposição a esse alimento, temos medo de não conseguirmos nos controlar, de acabarmos comendo demais, de engordar...

Eu sofri com compulsões alimentares por muitos anos da minha vida (episódios nos quais comemos uma grande quantidade de comida, em um espaço curto de tempo, com uma sensação de descontrole). E, durante essa época, lembro que a Páscoa era uma época do ano muito desafiadora, pois eu tinha medo de ficar perto do chocolate e acabar o comendo compulsivamente. E eu lembro que o domingo de Páscoa foi, de fato, muitas vezes, manchado por um comer exagerado de chocolate, e por culpa, por angústia e por sofrimento.

E, assim, para me preparar para a Páscoa, eu tinha um comportamento que vi bastante divulgado nas redes nessa semana: eu me controlava para não comer chocolate nas semanas anteriores e assim poderia me permitir comê-lo no domingo de Páscoa. Mal sabia eu que eu estava, com esse comportamento, incentivando aquele comer exagerado e compulsivo do domingo.

Por isso, resolvi gravar um vídeo pra conversar sobre esse comportamento de privação pré-páscoa (fiquei muito preocupada em vê-lo sendo divulgado nas redes pois ele é bastante perigoso!) e para trazer uma dica de uma forma diferente de se relacionar com o chocolate nesse momento.

Segue abaixo:

E desejo a você uma Páscoa muito gostosa, doce e bonita! Que ela possa ser inteiramente positiva, e que estes sentimentos de culpa e ansiedade com a comida não façam parte do cardápio! Desejo uma Páscoa De bem com seu prato!

bottom of page