top of page

Blog

4 dicas para não ter medo da comida no natal!

"Não tem como manter a dieta nestes dias, né?"

"Agora só em janeiro mesmo para controlar a boca"

"Em dezembro, é crueldade! É muita comida, não tem como se controlar"

Estes foram só alguns exemplos das falas que eu ouvi nestas últimas semanas, em meio a confraternizações e encerramentos de diversos grupos diferentes. E confesso que doeu ouvir isso! Cada fala destas foi lá dentro da minha alma e doeu dentro do coração. Fiquei muito triste mesmo.

Eu amo - e sempre amei - esta época do ano! Época de encerrar nossas atividades do ano, de muitas confraternizações e momentos gostosos com amigos e colegas, de celebrar o natal, de reencontrar a família, de ver amigos que não vemos há tempos, de matar as saudades e de criar expectativas e sonhos para o próximo ano que está por vir! Tudo isso acompanhado de comidas gostosas e características destas festividades e que reafirmam essa época tão feliz do ano!!

Então, pra mim, não faz sentido essa época tão linda - e a comida, que também é algo tão positivo - ser manchada por tantos sentimentos de culpa, angústia e medo! Estamos vivendo realmente um "terror do natal"... (veja o vídeo abaixo!)

E esse terror do natal tem invadido cada vez mais pessoas, enchendo este período tão bonito de preocupações e temores. Por isso, eu resolvi trazer aqui algumas dicas para você não sucumbir ao terror do natal!

1. Não tenha medo da comida

"Será que eu vou conseguir me controlar perto da comida?"

"Será que vou jacar?"

Um dos grandes medos daqueles que sofrem com o terror do natal é se descontrolar perto da mesa e acabar comendo em grande quantidade e de forma descontrolada - ou até mesmo tendo uma compulsão alimentar. Mas tente tirar esses pensamentos de medo da cabeça. Nem tampouco fique repetindo aquele mantra tão conhecido "se controle, se controle, não ponha o pé na jaca", pois isto também só aumentará sua ansiedade.

Pelo contrário, mantenha a calma, a tranquilidade e a alegria do momento! Observe os pratos que estão sendo servidos, e comece a pensar quais deles estão te despertando um desejo de comer. Se sirva com calma, e deguste e saboreie cada mordida - e foque em ter prazer em comer e também com as pessoas que estão ao seu red

2. Não trate estes momentos como uma brecha na dieta

"É só hoje!"

"No natal, pode"

É comum que as pessoas que sofrem com o terror do natal já fiquem ansiosas antes da ceia e já tragam esses pensamentos aliviantes permitivos. Isto é, ao fazer estes pensamento, você está se dando uma permissão temporária de comer - e ao ser temporária, isso já diz à sua mente que no futuro haverá privação de novo, ou seja, a hora de comer é agora! E, é claro que com a sua mente funcionando assim, você irá comer mais do que comeria normalmente - provavelmente até se sentir estufado ou ter uma compulsão alimentar. Afinal, a hora é agora, e você tem que aproveitar!

Pelo contrário, como já conversamos várias vezes, todo dia pode, não só no natal! Elimine essa mentalidade da dieta e da restrição, e pense que você pode comer o quanto quiser e o quando quiser! Você não precisa comer até morrer hoje, afinal é provável que nos dias seguintes você até tenha as sobras daquela refeição... Então, coma com tranquilidade e prazer, com calma e degustando!

3. Não compense - você não precisa disso

"Vou fazer só um almoço leve hoje, por causa da ceia do natal"

"Amanhã preciso maneirar na comida, porque hoje vai ser 'forte'!"

"Ah, em janeiro eu recomeço a dieta, e vai estar tudo bem"!

É comum em dias de ceia farta que aqueles que sofrem com o terror do natal já tenham esse desejo de fazer uma compensação. Porém, seja uma compensação prévia (ficar de jejum o dia todo; pular refeições; comer pouco) ou uma compensação posterior (se exercitar muito, fazer jejum no dia seguinte), estas compensações farão com que você tenha a mesma mentalidade de permissão temporária dita no item 2. Isto é, eu posso comer tudo agora, porque eu já compensei, ou amanhã vou compensar... ou em janeiro eu vou compensar! E, assim novamente, você irá comer mais do que o necessário, e seu terror do natal estará acontecendo...

Pelo contrário, coma normalmente nos dias que antecedem estas ceias e nos dias seguintes. Você não precisa compensar nada! Mesmo que você tenha comido um pouco a mais na ceia (o que não é algo anormal, afinal podemos ultrapassar a nossa saciedade por vários motivos, como sabor muito gostoso, momento especial..), seu corpo é totalmente capaz de lidar com isso! Nosso corpo lidar muito bem com excessos e também nos dias que comemos de menos. Afinal nós não comemos igual todos os dias!

4. Não coloque o foco no que não vale a pena

"Será que vou conseguir manter o peso?"

"Como vou me manter dentro da dieta?"

Como eu já falei, as festas são momentos tão gostosos! Momentos de reencontro, de alegria, de descanso do trabalho... e, passam tão rápido né! Então, minha sugestão é: não coloquem seu foco no que não vale a pena, como em preocupações com peso e comida.

"Ah, mas se eu não me controlar, eu vou ganhar peso..." Na verdade, a ansiedade e a preocupação com estes momentos podem fazer com que você acabe tendo os pensamentos trazidos acima, e isso é muito mais provável que te leve a um descontrole e possibilite - talvez - um ganho de peso. A neura, o medo, a culpa também pesam, e realmente podem estragar um momento tão lindo!

Então, pelo contrário, coloque seu foco em aproveitar cada minuto destes momentos tão gostosos!

E isso vale para a comida também! Busque o prazer de comer, curta cada mordida! Você vai ver que, comendo sem culpa, com prazer e com tranquilidade, você conseguirá respeitar seu corpo, terá um momento feliz e leve, e não entrará em uma compulsão alimentar ou em um comer descontrolado e agressivo durante a ceia de natal!

Espero que estas 4 dicas possam ajudar vocês a afastarem o terror do natal de suas mentes! E desejo a todos um lindo natal e um ano novo repleto de alegrias, delicioso a cada mordida!

bottom of page