top of page

Blog

Comeu... e nem percebeu?


"Que feijão gostoso" "Que vagem bem temperada" "Que saladinha diferente"

Juro que minha cabeça estava bombardeada por estes pensamentos hoje no almoço, e resolvi contar pra vocês!

Eu tenho um hábito de ler, ver televisão e até mexer no celular durante as refeições. E comecei a me dar conta que eu não estava mais percebendo os sabores da comida, nem obtendo o prazer de comer. Então, sempre que possível, comecei a colocar minha atenção de forma integral na comida. E eu geralmente escolho a refeição do almoço, por ser um momento que estou mais calma, sozinha e costumo frequentar restaurantes a kilo.

E hoje foi assim! Guardei o celular, e comecei a comer, comecei a prestar atenção nos sabores, nas texturas, nos aromas, e logo comecei a ter mil pensamentos e percepções na minha cabeça a cerca daqueles alimentos. Foi um momento muito delícia!!

Eu costumo fazer alguns questionamentos para as pessoas que me procuram: Você tem tido prazer ao comer? Você tem percebido os aromas, as texturas, os temperos diferentes? Você tem se dado esse mimo? - Se você tem esse hábito de ver tevê, ler ou mexer no celular, que tal tirar uma refeição por dia para comer com atenção e se desligar das outras tecnologias?

E daí esse é o momento que você pensa: "Ah não, mais uma obrigação em relação à comida..."

Não, gente! Se dar atenção ao comer tem sido um martírio, então você está fazendo errado! E é preciso rever suas motivações!

Vemos por aí: "Coma com atenção e coma devagar, pois aí você vai comer menos e vai emagrecer!" (aiaiai sempre o foco no emagrecimento... :( ) E assim, a refeição vira um conjunto de regras (coma isso, não coma aquilo, coma devagar, conte as mastigadas, ponha metas de tempo para a refeição...)... e claro que, sim, isso vai ser um martírio!

Mas a verdade é que o comer devagar e o dar total atenção à comida são, na verdade, consequências de você se concentrar no alimento. Afinal, se você está degustando e se deliciando com a comida, explorando os sabores, curtindo cada mordida, você vai precisar comer um pouco mais devagar e sua atenção vai precisar estar nisso, né? E assim a refeição vira um momento delicioso, em todos os sentidos! Se dê esse mimo!

bottom of page