top of page

Blog

Para nutricionistas: construindo meu conhecimento

Bom dia, pessoal! Tenho recebido muitas mensagens de profissionais manifestando seu desejo de estudar mais sobre essa área linda e diferenciada da Nutrição. Isso é demais! <3

Porém, infelizmente, ainda não temos especializações e programas de aprimoramento na área específica da Nutrição Comportamental. Assim, precisamos começar a construir nosso conhecimento de forma autônoma, buscando livros, leituras, artigos e muitos cursos em separado que abordam diferentes áreas.

Então, como muitas pessoas têm me mandado inbox pedindo por alguma orientação, resolvi comentar sobre como foi minha experiência quanto à minha capacitação.

Já durante a faculdade, eu desenvolvi (por motivos pessoais e profissionais) um grande interesse pela área de Transtornos Alimentares. Foi durante essa época que descobri os conceitos da Alimentação Consciente e da Alimentação Intuitiva. Então, passei, por vontade própria, a ler muito sobre isso... era muito gostoso! E passei a procurar tudo que tivesse a ver com isso. Durante a faculdade ainda, consegui alguns estágios em áreas que gosto, como em um ambulatório de Transtorno Alimentar, um grupo de Bulimia Nervosa e um estágio na NEDA (National Eating Disorders Association).

Eu saí da faculdade sedenta por mergulhar nessa área comportamental da Nutrição, e queria fazer algum curso de capacitação. Mas percebi que ainda não temos muitas opções de cursos completos nessa área. Então comecei a desenvolver essa mentalidade de ir construindo conhecimento (na verdade, intuitivamente! É tão gostoso pesquisar sobre isso, que eu comecei a procurar cada vez mais).

* Comecei a buscar literaturas (muitas estrangeiras) para ir me capacitando cada vez mais (amo ler, gente, sou uma devoradora de livros!).

* Fui pouco a pouco fazendo alguns cursos (como a formação de mindfulness, formação de coaching, e cursos na área de psicologia, por exemplo) e participando de alguns workshops. E atualmente, após refletir muito, decidi fazer uma pós graduação na área de psicologia.

* A internet também oferece muitos caminhos, e comecei a pesquisar mais (principalmente em sites internacionais), assistir a cursos (como de empreendedorismo, marketing digital) e acessar até mesmo muito conteúdo gratuito. Claro, e ressalto isso com muita força!, sempre utilizando meu "filtrinho", sendo muito crítica e refletindo sobre a veracidade e aplicação de tudo.

* E claro, a prática clínica, utilizando esses conhecimentos e seguindo aquilo que a gente acredita, praticada com muita, mas muuuuita, empatia, é um aprendizado incrível!

* Ahhhhh, mais um ponto: aplicar estes conceitos na sua vida é também um aprendizado e um pré requisito inquestionável! Quando você sentir o benefício disso, você vai conseguir entender essa área muito melhor ;)

Então, para os que me perguntam, síntese da ópera: respire fundo (sei que quando saímos da faculdade ou descobrimos essa área, ficamos afoitos! hehe), e vá buscando aquele conhecimento que te interessa, que te anima! Vá aplicando isso na sua vida, e, se já estiver trabalhando, no seu consultório (lembre-se sempre de pensar no bem do seu paciente, e de agir com muita ética e cuidado <3). Vá construindo seu conhecimento, buscando aquilo que você acredita, que pode te agregar, onde você quer chegar. Não ligue apenas para certificados, mas busque aquilo que te faz sentido! Pense o que serve para você, pois cada um constrói o seu conhecimento de uma forma! Estude muito (isso fica muito fácil pois é uma área que amamos, então é gostoso!), seja crítico e se delicie nesse aprendizado!

Algumas dicas minhas:

--> Livros: O Peso das Dietas (Sophie Deram), Intuitive Eating (Evelyn Tribole e Elyse Resch), Comida, Mulher e Deus (Geneen Roth - e todos os outros livros dela), Nutrição Comportamental (Marle Alvarenga e outros autores), A Tirania das Dietas, A ditadura da beleza, Nutrição e Transtornos Alimentares, A mentira do Glúten. Também gosto muito dos livros do Augusto Cury (Você pode buscar livros em outras área de conhecimento, que não Nutrição! - Agrega muito!)

--> Sites e páginas: Sugiro que você siga pessoas que divulguem conhecimento coerente com o que você acredita. Alguns sites interessantes: www.intuitiveeating.com http://thecenterformindfuleating.org/ www.nationaleatingdisorders.org http://gentabrasil.blogspot.com.br/

--> Cursos: Você pode explorar cursos em várias áreas, como psicologia, antropologia, sociologia, coaching, PNL, mindfulness, crescimento pessoal, transtornos alimentares, saúde mental... Alguns centros que lançam cursos, como: Nutrição Comportamental, Ambulim, Mente Aberta.

Além disso, para receber informações sobre o projeto de Mentoria que conduzo, você pode se cadastrar aqui.

bottom of page