top of page

Blog

O que o carnaval nos ensina sobre a prática de dietas?

Imagine um jovem que foi viajar para pular carnaval e ficou 5 dias direto no pique da festa, dormindo muito pouco. Quando ele volta para casa, ele dorme por 16 horas seguidas. Agora me responda: você diria que ele é dorminhoco? Que ele é preguiçoso? Que ele tem sono demais?

Agora, trazendo essa analogia para o mundo das dietas. Você já refletiu se os seus momentos de descontrole alimentar não são uma compensação que vem depois de um período de intenso controle alimentar? Digo, será que seus momentos de exagero alimentar não são simplesmente uma resposta por você estar tentando restringindo e proibir alimentos, como o jovem que dorme tantas horas depois de ficar tantos dias acordado?

Continuando na analogia, imagine um adolescente que se diz ter sempre muito sono, que não consegue se manter acordado e concentrado nas aulas, e que chega a dormir muitas horas direto, constantemente, se deixar. Você simplesmente assumiria que ele é uma pessoa preguiçosa e o faria se manter em uma disciplina repleta de despertadores? Ou de repente, você procuraria ajuda de algum profissional para entender o que está por trás do sono? Será que não há causas para isso ao invés de já assumir que aquele adolescente que é preguiçoso?

Pois é, você não é uma pessoa descontrolada! Se você deseja viver na vida de dietas e isso faz sentido para você, tudo bem, cada um é livre para escolher. Agora, não pense que a dieta é a única opção para você, por achar que não pode viver sem regras pois assim viverá em excessos. Existem razões para os momentos em que você sente que "perde o controle" na alimentação, e você pode começar a traçar um caminho de descoberta para entender entender o que esse "sono excessivo" significa (analogia para o descontrole alimentar) e para começar a se conectar com seu corpo para dar o "sono" quando e quanto ele precisa.

Ótima semana! Abraços, Nathália! :) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ PS: trecho adaptado do meu livro Em Paz com a Comida, trazendo uma analogia para refletir sobre a prática de dietas.

PS2: saiba mais sobre meu atendimento aqui!


bottom of page