top of page

Blog

Dois carboidratos na mesma refeição: pode?

Postei essa foto hoje no stories do instagram sobre meu desejo de comer arroz e macarrão no almoço com a super revelação: não tem problema nenhum misturar dois carboidratos na mesma refeição. Pois é, foi uma informação bombástica porque, pra minha surpresa, recebi uma chuva de mensagens de pessoas dizendo que não sabiam disso e que sentiam culpa ao fazer essa mistura.

Mas infelizmente este é mais um dos mitos da Nutrição que já é tão conhecido que se tornou uma crença popular. Mas que não é verdade.

Talvez essa crença tenha se iniciado na tentativa de não consumirmos carboidratos de maneira exagerada, e escolher um só podia ser uma estratégia para consumir uma menor quantidade (sim, a maioria das crenças com a alimentação que temos vêm da tentativa de tentar controlar o nosso comportamento alimentar, como, por exemplo, comer de 3 em 3 horas - por que temos tanto medo de ter nossa própria autonomia alimentar?). Mas a verdade é que arroz e macarrão viram basicamente a mesma coisa dentro do estômago, então não faz sentido não poder mistura-los. E nem considerar que essa mistura poderia levar ao ganho de peso (na verdade, o consumo de nenhum alimento leva ao ganho de peso imediatamente! O frango que comi agora não vira massa magra de maneira imediata e nem se não houver demanda do corpo). Assim, podemos sim comer mais de uma fonte de carboidrato na mesma refeição, se estiver em sintonia com nosso apetite. Se você respeitar a quantidade de comida que você precisa, em sintonia com a fome que você estiver sentindo e respeitando seu sinal de saciedade, tanto faz se a quantidade de energia que você está necessitando vier só do arroz ou for dividida entre arroz e macarrão.

Quebrar crenças alimentares que não são verdadeiras ou não respeitam sua autonomia é importante para ter uma boa relação com a comida. Senão essas crenças ficam interferindo em seu comportamento alimentar (não te deixando comer seu arrozinho em paz, por exemplo) e provocando culpa quando quebradas...

bottom of page