Blog

Qual o papel do nutricionista?

31/8/2017

Hoje, dia 31 de agosto, é dia do nutricionista e preciso fazer uma confissão. Em muitos anos, eu não quis comemorar essa data porque eu não tinha um grande carinho pelo título Nutricionista. Na época, eu entendia que o nutricionista, atuante na prática clínica, era um profissional que ditava aquilo que a pessoa podia/devia, ou não podia/devia comer. Aquele que tinha o poder e o conhecimento de dizer para alguém o que ela devia consumir. E, gente, eu me sentia pééééssima fazendo isso. Era como se eu estivesse invadindo a privacidade, uma área muito íntima da vida de alguém.

Depois de um tempo, eu entendi que o profissional nutricionista não era isso. 

Na verdade, ser nutricionista é ter uma profissão linda, e que traz uma grande responsabilidade pois influencia diretamente no relacionamento que a pessoa tem com a comida. É um profissional que te ajuda a encontrar na comida não só nutrição, mas prazer, socialização, cultura, alegria e amor. Ele é o profissional que te ajuda a resgatar sua autonomia alimentar, para que você possa identificar o que é melhor pra você. É o profissional que te ajuda a encontrar seu caminho na alimentação, que preencha seu corpo, sua alma, sua vida.
Assim, um nutricionista deve ser aquele profissional que te ajuda a gostar da comida, e não a temê-la. Que te ajuda a construir e manter uma boa relação com a comida, e não a se privar dela. Que te ajuda a viver em paz com a comida, e não em guerra.

Um feliz dia do nutricionista para todos nutricionistas que incentivam um mundo mais em paz com a comida. <3

 

 

 

Please reload

Veja mais
Please reload