top of page

Blog

A polêmica da latinha de coca

Por favor, não interpretem como algo polêmico. Mas hoje aconteceu algo interessante comigo. Cheguei em Blumenau, e aproveitei para conhecer um pouco a cidade com amigos. Estando com uma indisposição estomacal, comprei uma coca-cola numa lanchonete (sim, como acontecia com a minha vó, coca cola sempre me ajuda nesses momentos), e imediatamente fui invadira por este pensamento: "nossa, estou comprando uma coca", seguido de "o que as pessoas vão pensar quando virem as minhas fotos segurando essa latinha?".

Na verdade, percebi que eu não senti culpa de tomar a coca, pois sou muito bem resolvida com meu prato, e sei que meu corpo equilibra os nutrientes que preciso por meio do meu apetite (em outras palavras, meu corpo não me pede coca todo dia, então qual seria o problema). Mas percebi que eu senti VERGONHA de comprar aquela coca.

Logo em seguida comecei a refletir e decidi postar essa foto aqui para debatermos.

Qual é o tamanho da opressão que temos sobre produtos alimentícios que faz com que eu me sinta oprimida por comprar uma simples coca-cola? Por que me sinto julgada ou oprimida por uma escolha que eu fiz de forma consciente, respeitando meu corpo?

Então, resolvi postar essa foto aqui. De maneira nenhuma para fazer apologia ao refrigerante, mas para mostrar que tudo bem ingerir um refrigerante, se você está com vontade e é uma escolha feita com consciência e respeito ao seu corpo (ou no meu caso, por estar me sentindo indisposta, pois realmente não gosto do sabor da coca-cola). Você não precisa sentir culpa ou vergonha:

--> Você não precisa sentir culpa, pois alimentação saudável não é feita de alimento bom/ruim, mas da ingestão de TODOS os alimentos, de forma a respeitar seu organismo. Quando ouvimos nosso corpo, ele equilibra todos as nossas necessidades nutricionais por meio do nosso apetite, e não precisamos, de maneira nenhuma, nos sentirmos culpados por ingerir algum alimento que sentimos uma vontade genuína. Se reconectar com seu corpo é libertador!

--> Você não precisa sentir vergonha por escolher qualquer alimento. Alimentação saudável não tem nada a ver com essa ditadura de pessoas melhores ou piores por ingerirem ou deixarem de ingerir qualquer tipo de alimento. Alimentação saudável é um assunto íntimo de cada pessoa, e aqui vale aquele ditado "cada um cuida do seu prato". Cada um é livre para fazer suas escolhas, e não devíamos nos sentir oprimidos por isso. Sempre temos o direito de escolher o que vamos comer, e isso é algo muito íntimo, ninguém deveria ter nada a ver comigo.

Enfim, tomei minha coca (não tudo, porque realmente eu e o sabor da coca não nos damos muito bem), me senti melhor, segui meu passeio, e percebi que o dia estava lindo demais para sentir vergonha/culpa por comer.

bottom of page